Negócios familiares detêm, em sua base, alta carga emotiva protagonizada pelos membros da família empresária que os controlam.
Conflitos gerados por divergência de ideias e expectativas entre os membros da família empresária são comumente encontrados neste cenário. E são úteis, no contexto, pois apoiam o processo de acomodação das regras de convivência entre pais, filhos, sobrinhos, netos, demais parentes, e agregados.
Observe que, conflitos não trabalhados, podem derrubar a harmonia do grupo familiar e, até, destruir o patrimônio familiar, a médio-longo prazo.
Construir dinâmicas para abordar e encaminhar soluções de conflitos, na família empresária, é uma postura sábia e preventiva.
A partir deste ponto, passo a discutir alguns aspectos que podem apoiar a prevenção de conflitos, ou solucioná-los, no dia-a-dia dos negócios familiares.
I. Criar visão compartilhada do negócio
II. Criar regras para a família, visando o negócio
III. Projetar uma organização profissional
IV. Incorporar pessoas competentes, à estrutura do negócio
V. Definir formalmente, cargos, funções e responsabilidades
VI. Descrição das trajetórias de vida e carreira: Planos
VII. Encapsular o conflito
Em meu próximo artigo irei aprofundar cada um dos 7 aspectos.
Enquanto isso, reflita sobre o estágio atual de sua empresa em cada um dos aspectos acima. Uma maneira simples de quantificar esses pontos é você, mentalmente dar uma nota de 1 a 5 para cada item.
Sucesso e até breve.